Sobre Thyaga



Cássio Alexandre Fernandino nasceu em Curvelo, MG, tendo mudado ainda na infância para a capital mineira Belo Horizonte, bairro da Pampulha. Sua sensibilização artística teve raízes profundas nesta fase, onde teve contato com música, artes plásticas e literatura em casa, mediado por artistas na família (irmã, mãe, avó, tios e primos) e seu amor pela natureza se deu com uma infância com muito quintal, muito rio e essas coisas foram nutrindo sua alma. Aos 15 anos, skatista e da “turma do rock”, começou a aprender violão e já compor as próprias canções, sentindo esta necessidade de expressar seu mundo desde essa época. O movimento musical mineiro Clube da Esquina acontecia em Belo Horizonte e outros grupos surgiam na MPB, influenciando seu universo musical. Fundou seu primeiro grupo com a turma aos 16 anos de idade, chamado “Aroeira”, que participou do I Festival de Alvinópolis, MG, ficando em segundo lugar com a música “Mantiqueira”, composta por ele e Guto Carlo, pois sempre valorizou a parceria na música. Desde adolescência já se relacionava com questões ambientais de seu bairro (Pampulha). Desde essa época, para ele a música nunca foi somente entretenimento; ela sempre esteve engajada com as questões do bairro e cidade, principalmente as questões ambientais, temática que começava a surgir, numa época de aumento de urbanização e desenvolvimento industrial da capital mineira.

Movido por uma busca espiritual mais profunda, foi morar em um monastério nas proximidades de Belo Horizonte, onde teve contato com terapias holísticas e trabalhos com agricultura-orgânica. Nessa época, já com o nome de Thyaga, retomou os trabalhos com música, com as crianças que moravam próximas ao monastério, fundando uma escolinha de arte e música.

Thyaga morou em vários lugares do Brasil com sua família, sempre buscando o contato com a natureza e arte-educação, trabalhando o desenvolvimento humano através da arte. Em São Bartolomeu, MG, montou a Oficina de Artes e Ofícios trabalhando com jovens e crianças, e fundou a “Folia do Boi da manta” e o grupo musical “Gaia”.

Chegou à cidade de Viçosa, MG, para trabalhar com fitoterapia, massoterapia e aulas de yoga. Em 1992 começou a trabalhar com arte-educação na escola Coeducar (antigo Centro Educacional Monteiro Lobato). Lá, além das aulas de arte, criou os corais da escola, cantando músicas de valorização da infância e de temática ambiental, contribuindo para a formação musical das crianças.

Em Viçosa conheceu músicos que formaram com ele o grupo “Thyaga e Banda” de canções autorais, apresentando-se nos teatros e bares da cidade. Thyaga sempre valorizou a presença de feminina em seus projetos e a realização de espetáculos musicais em teatros. Foi membro fundador da banda de rock progressivo Magma, que hoje tem o nome de Banda Árion. Fundou também em 1994 a banda Trem Mineiro, com a proposta de trazer ao público a música regional brasileira. Criou também o Núcleo de Arte Viva (NAVI), na Violeira, bairro onde reside atualmente. A NAVI, que começou com aulas de artes e música no quintal de sua casa, para crianças do bairro e proximidades, tornou-se um Ponto de Cultura e envolve vários projetos como a padaria comunitária, coral da NAVI e Tambores do Buieié.

Em 2005 lançou, pela Editora UFV, o livro infantil “Árvores que cantam, bichos que falam, homens que aprendem”, fazendo com que a mensagem de preservação ambiental e transformação social através da arte chegasse ao público infantil também pela forma de literatura.

Em 2008 formou o grupo Flor de Batuque juntamente com as cantoras e percussionistas Kyvia Caon, Letícia Coelho, Juliana Loureiro, contando hoje com Tainah Godoy e Adê Ribeiro, com o propósito de trazer ao público viçosense ritmos regionais e cultura brasileira.


Dentro do seu projeto musical infantil dedicado à infância, à natureza e à cidadania, lançou os CDs “Canções de Brincar” (2007), a coletânea “Ciranda do Bem” (2008), “Frutas Brasileiras” (2009), “Pedras Preciosas” (2010), “Instrumentos Musicais” (2011), "Educação Ambiental" (2012), "Mundo das Artes" (2013), "Cirandar" (2014), "Mundo Bom... Mundo Melhor" (2014), e neste ano de 2015 está preparando a gravação do CD "Passaredo, Passarada".

Thyaga também ministra aulas particulares para crianças e jovens de musicalização e violão. Também oferece apresentações musicais voltadas para o público infantil e também para o público em geral, onde mostra suas composições, além de shows de MPB e dos shows da Banda Trem MIneiro.

Para shows, oficinas ou adquirir CDs e livros, entre em contato, clicando aqui.